Call para participar no Painel da Conferência EuroSEAS 2024 com o título: “Ritual Exchange in Timor-Leste”

 

Call for papers

A proposta do painel do Alberto Fidalgo e da Susanna Barnes para a EUROSEAS foi aceite e estão agora à procura de painelistas para participar!

O painel intitula-se: “Ritual Exchange in Timor-Leste: Regulation, Resistance, and Social Inequality in the Post-Independence Era”.

Procuram-se contribuições que explorem as implicações da intensificação percetível ou real das trocas consuetudinárias, especificamente “lia mate” (rituais de morte) e “lia moris,” (rituais de vida) em Timor-Leste desde a sua independência. Tem havido um apelo crescente para o envolvimento do Estado na regulação da forma e do conteúdo destas trocas, uma vez que são muitas vezes vistas como drenando os recursos das famílias, exacerbando as tensões comunitárias e contribuindo para a discriminação e desigualdade de género na sociedade timorense. O nosso objetivo é examinar a forma como várias intervenções, tanto reguladoras como orientadas para a resistência, estatais e não estatais, procuraram moldar ou reafirmar estas relações de troca na sociedade timorense contemporânea.

Os participantes são convidados a reconsiderar e refletir sobre o papel dos mecanismos de troca no contexto da crescente desigualdade social e económica. As questões críticas seguintes para explorar são as seguintes:

Qual é a extensão e o âmbito da troca ritual no Timor-Leste contemporâneo? Quem é que envolve e como é que estas relações são articuladas? As trocas rituais exacerbam a desigualdade económica ou podem funcionar como mecanismos de redistribuição de recursos? Servem como plataformas para o reforço ou renegociação de hierarquias sociais e de género? Que papéis desempenham o Estado e os actores não estatais (incluindo as Igrejas Católica e Cristã (Protestante) na regulação destas trocas, e qual o significado subjacente ao seu envolvimento?

Além disso, incentivam a explorar fenómenos relacionados, como as acusações de feitiçaria, a violência doméstica e o roubo, ao considerar como estes podem funcionar como meios de resistência ou de reafirmação do significado das trocas consuetudinárias na vida quotidiana.

Ao analisar a intrincada interação entre os rituais, a governação e o Estado, este painel procura promover uma compreensão mais profunda das dinâmicas em jogo em Timor-Leste e em contextos semelhantes. Convidam-se os investigadores a partilhar os seus conhecimentos, resultados de investigação e perspectivas, contribuindo para um diálogo abrangente sobre as dimensões multifacetadas das trocas consuetudinárias e o seu impacto nas normas sociais, na distribuição da riqueza e nas disparidades socioeconómicas.

Optaram por um formato de painel de sessão dupla, que permitirá acomodar um total de 6 participantes em duas sessões de 90 minutos, mais um discussant.  A cada apresentação seguir-se-á uma sessão de perguntas e respostas, incentivando a participação do público. O formato de sessão dupla permite uma exploração mais abrangente de diversos tópicos, com uma pequena pausa para networking entre as sessões.

Por favor, contacte o Alberto (alberfid@ucm.es) e/ou a Susanna (susanna.barnes@usask.ca) se tiver alguma questão ou envie os seus resumos (em papel) diretamente para nós, e não para o secretariado do EuroSEAS, antes de 30 de março de 2024.

 

Para mais informações sobre a Conferência Euroseas, consulte:

https://www.euroseas.org/