Workshop Internacional “Solidariedade com a Luta de Timor-Leste pela Autodeterminação: Actores, Instituições, Contextos”

Entre 16 e 19 de maio de 2022 realiza-se o Workshop Internacional “Solidariedade com a Luta de Timor-Leste pela Autodeterminação: Actores, Instituições, Contextos”, dedicado à questão da solidariedade com a luta de Timor-Leste pela sua autodeterminação.

Ao longo de duas décadas e meia, a solidariedade com a luta dos Timorenses assumiu uma variedade de formas: apoios de movimentos da sociedade civil, que foram capazes de imprimir mudanças nas políticas oficiais de vários países; apoios de estado (por exemplo, dos PALOP); apoios de instituições, nomeadamente religiosas.

Esta oficina procura reunir um vasto leque de contributos provenientes tanto de testemunhos de actores, como da reflexão académica sobre o tema.

Local: O evento será híbrido, desenvolvendo-se presencialmente e online. O formato online visa envolver intervenientes de várias partes do mundo, enquanto a parte presencial terá lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, com o objetivo de potenciar a interação com o público, especialmente com a comunidade timorense em Portugal, muito concentrada na capital portuguesa.

Organização: Esta é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto “ADeTiL – A autodeterminação de Timor-Leste: um estudo de História Transnacional”, em colaboração com a Fundação Oriente.

Inscrições: Inscrição gratuita, mas obrigatória (mediante preenchimento do formulário), até 30 de abril. As inscrições presenciais estão limitadas ao número de lugares disponíveis e serão consideradas por ordem de recepção.

[Mais informações através de TimorLeste.workshop@gmail.com]