CHAMADA PARA MANUSCRITOS – Biblioteca AIA-SEAS de Estudos do Sudeste Asiático

Encontra-se aberta até 15 de agosto de 2023 a chamada para publicação de livro, em formato digital (ebook), na Biblioteca da AIA-SEAS – Associação Iberoamericana de Estudos do Sudeste Asiático.
A Comissão Editorial da AIA-SEAS receberá propostas nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades cujo tema incida sobre o Sudeste Asiático, e que tenham enquadramento numa das duas séries da Biblioteca – a série Estudos Contemporâneos e a série Arquivos.
Para mais informações ou esclarecimentos: comissaoeditorialaiaseas@gmail.com.

 

1. A Biblioteca AIA-SEAS

A AIA-SEAS – Associação Iberoamericana de Estudos do Sudeste Asiático é uma associação sem fins lucrativos constituída com o objetivo de ser a instituição articuladora junto de congéneres europeus e latino-americanos.

A associação articula investigadores em Ciências Sociais e Humanidades da região Iberoamericana com interesses de pesquisa no Sudeste Asiático. Um dos seus objetivos fundacionais é difundir  resultados de pesquisas realizadas sobre a referida zona, em línguas ibero-americanas. Para tal, foi criada a Biblioteca AIA-SEAS de Estudos do Sudeste Asiático.

 

2. O que publicamos?

A Biblioteca AIA-SEAS de Estudos do Sudeste Asiático publica manuscritos focados na região do Sudeste Asiático nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades.

As línguas aceites para publicação são preferencialmente o português e o espanhol (castelhano). Outras línguas oficiais e cooficiais ibero-americanas também são elegíveis. 

A Biblioteca AIA-SEAS de Estudos do Sudeste Asiático publica livros em formato eletrónico com possibilidade de print on demand.

As Séries: Estudos Contemporâneos e Arquivos

A Biblioteca de Estudos do Sudeste Asiático da AIA-SEAS é atualmente composta por duas Séries: a Série Estudos Contemporâneos e a Série Arquivos.

Na Série de Estudos Contemporâneos publicam-se estudos inéditos, incluindo teses de doutoramento e dissertações de mestrado. 

Na Série Arquivos publicam-se relevantes fontes primárias escritas, com uma contextualização extensa e adequada. 

 

3. Por que escolher a Biblioteca AIA-SEAS de Estudos do Sudeste Asiático?

O objetivo da Biblioteca de Estudos do Sudeste Asiático do AIA-SEAS é apoiar e estimular o conhecimento e o avanço científico por meio de publicações académicas. Por isso, damos grande importância à qualidade do conteúdo das publicações. Propostas de livros e manuscritos são avaliados por padrões académicos, envolvendo um conselho editorial e uma revisão externa por pares. 

 

4. Propostas de manuscrito

A Comissão Editorial recebe até 31 de julho de 2023 propostas de manuscritos. Entre todas as propostas recebidas, uma será selecionada para publicação. Cada proposta de manuscrito deve ser encaminhada ao endereço eletrónico comissaoeditorialaiaseas@gmail.com, junto com os seguintes documentos:

– Apresentação do Manuscrito: um resumo, entre 500 e 1000 palavras, sobre o tema e os objetivos do trabalho, assim como o público-alvo a que está dirigido.

Além disso devem constar da apresentação: 

  • Cinco palavras-chave que identifiquem os tópicos da proposta;
  • Uma enunciação dos pontos fortes (inovador, relevância, etc.) do livro;
  • O título sugerido.

–    Breve Curriculum Vitae do/s autor/es, ou referência à página ORCID.

Regras para o manuscrito 

Os Manuscritos devem ser formatados segundo as normas de citação APA (American Psychological Association), 7.ª edição, e ter um máximo de 100 mil palavras, incluindo anexos e bibliografia. 

O formato de arquivo será Word for Windows (*.doc ou *.docx), ou qualquer outro processador compatível. Os ficheiros originais dos gráficos ou figuras deverão ser anexados à proposta, assim como os ficheiros das imagens, as quais deverão ter uma boa resolução (300dpi).

 

5. Avaliação do Manuscrito e Processo de Seleção

Todas as propostas só serão avaliadas depois de apresentadas segundo as regras gerais para manuscritos.

A proposta de manuscrito é objeto de uma primeira apreciação por parte dos membros da Comissão Editorial da AIA-SEAS.

Caso este parecer seja favorável, o manuscrito é enviado a dois especialistas, a quem são pedidos pareceres sobre a qualidade geral da obra e comentários detalhados ao texto. Cabe à Comissão Editorial da AIA-SEAS a decisão final sobre a publicação do Manuscrito.

A  revisão por pares é duplo-cega, exceto se o revisor desejar compartilhar a sua identidade com o autor (Open Peer Review), seguindo as propostas estabelecidas pela Ciência Aberta.

 

Contacto

Em caso de qualquer dúvida, contacte com a Comissão Editorial da AIA-SEAS.

E-mail: comissaoeditorialaiaseas@gmail.com.