
2025 viu a publicação de um artigo científico da Professora Maria Johanna Schouten, associada da AIA-SEAS, sobre as reformas administrativas do governo colonial neerlandês, em Minahasa (Norte de Sulawesi, na atual Indonésia), nos finais da década de 1840. A preparação destas reformas estava em grande medida a cargo do jovem secretário Eduard Douwes Dekker, que mais tarde – sob o pseudónimo de «Multatuli» – se tornou um dos mais celebrados escritores da literatura neerlandesa, tecendo na sua obra literária duras críticas a aspetos do regime colonial.
No contexto alargado da política colonial das Índias Orientais Neerlandesas, e recorrendo em particular às escritas oficiais e pessoais de Dekker (publicadas e existentes em arquivos), as condições e transformações na sociedade de Minahasa no século XIX são discutidas neste texto. A investigação leva a concluir que por entre visões diferentes e catástrofes variadas de naturezas diferentes, muitas das mudanças que tiveram lugar em Minahasa nas décadas seguintes, devem-se à iniciativa da população que acabou por procurar juntar elementos da modernidade com as suas práticas culturais locais.
Este artigo foi publicado em acesso aberto na revista Archipel, nº 109, e pode ser acedido através do seguinte link: https://journals.openedition.org/archipel/7451.